Serviços e Diferenciais

Todos os serviços são realizados por nossa equipe, em nossa sede própria.

Utilizando nosso aplicativo móvel ou acessando ao site www.ficam.com.br, com senha individual, síndico e condôminos poderão ter acesso aos seguintes serviços:

  • Acesso ao boleto e ao histórico de boletos
  • Todas as informações financeiras, inadimplência e diversos relatórios
  • Reservas de todas as áreas comuns do condomínio
  • Troca de mensagens entre síndico, condôminos e administradora
  • Convenção, regulamentos, atas, circulares e quaisquer outros documentos
  • Assembleia virtual cumprindo todas as exigências legais
  • Autorização das Contas a Pagar
  • Relatórios da Folha de Pagamento
  • Consulta ao cadastro de condôminos, com telefone, e-mail, veículos, pets e muito mais

Anualmente, ou quando solicitado, será elaborada a peça orçamentária a fim de determinar o valor suficiente para que o condomínio cumpra os compromissos financeiros assumidos. Esta peça é submetida à apreciação da assembleia e, após aprovação, é considerada como valor base para emissão dos boletos.

Os boletos serão emitidos para crédito diretamente na conta corrente do condomínio. Serão encaminhados impressos e por e-mail aos condôminos e disponibilizados em nosso aplicativo e site. O condômino, além de poder baixar quando quiser, poderá acompanhar o status do boleto, como demonstrado na imagem ao lado. Essa facilidade auxilia o condômino e ajuda, também, a reduzir o número de impontuais, aqueles que não pagam por esquecimento, por exemplo.

A FICAM controlará o fluxo de pagamentos, obedecendo aos vencimentos. Lançaremos os pagamentos no banco e a autorização, a critério do condomínio, será feita diretamente pelo síndico ou pela própria administradora, com aprovação prévia do síndico. É possível ao síndico, autorizar os pagamentos utilizando o aplicativo do banco ou o da FICAM.

Um dos nossos diferenciais é a atualização diária das informações referentes às receitas e despesas do condomínio. Essas informações ficam disponíveis em nosso aplicativo e site, acessíveis a todos, Corpo Diretivo e condôminos, no formato disposto na imagem ao  lado. Esta é a primeira tela, ao clicar em cada informação, o nível de detalhamento aumenta, mostrando dados como nome do fornecedor, número de nota fiscal, valor e data de pagamento.

Além disso, mensalmente, serão elaborados o balancete mensal e a pasta de prestação de contas que poderá ser física, digital ou ambas, a critério do condomínio.
Adotamos o sistema de calendário bancário, ou seja, os balancetes são contabilizados do primeiro ao último dia do mês. Isto facilita a fiscalização pelo Conselho, pois, é o mesmo período utilizado para emissão do extrato da conta corrente pelo banco. Nossos balancetes são rigorosamente conciliados com os extratos e o saldo, ao final do período, é o mesmo constante do extrato.

Após fechamento do balancete, todos os documentos são arquivados em uma pasta personalizada, que é reme􀆟da ao síndico a fim de submetê-la à fiscalização do Conselho Fiscal, conforme obrigação legal. As pastas são entregues rigorosamente no mês seguinte ao de competência.

Executamos todos os serviços: seleção, recrutamento, folha de pagamento, obrigações sindicais e fisco-trabalhistas e todos os demais serviços, da contratação à rescisão do contrato de trabalho.

Todos os documentos serão entregues e retirados no Condomínio pelo sistema de malotes. Os malotes são lacrados, com lacres personalizados que serão fornecidos pela FICAM, gratuitamente.

Não será cobrada qualquer taxa pelo fornecimento dos malotes, dos lacres, para execução dos serviços de entrega e retirada, desde que respeitada a quantidade de visitas contratada.

Executamos todos os serviços necessários à realização das assembleias. Definição dos itens a serem deliberados, em conjunto com o síndico; elaboração do aviso de
convocação; comparecimentos às assembleias e elaboração e registro da ata.

Não serão cobrados:

  • 13º honorário.
  • Serviços e informações via internet (site), aplicativo para celular (versão informada na
    proposta) e processamento de dados (inclusive boletos e folha de pagamento),
    considerando um boleto por apartamento a cada mês.
  • Assessoria à assembleia geral ordinária.
  • Honorários advocatícios do condomínio em ações de cobrança movidas em face dos
    inadimplentes.
  • Gestão de tributos (controle das retenções dos prestadores de serviços).
  • Serviço de atualização do CNPJ e do Certificado Digital do Condomínio, quando eleito
    um novo síndico.

Observações importantes:

  • Impostos inclusos
  • Reembolsos de cópias, despesas de cartórios, certidões, Correios, certificados e outras
    de utilização exclusiva, serão cobrados do Condomínio.

Em nosso método de trabalho o Condomínio tem total liberdade de escolha. Você poderá contratar o fornecedor que melhor atenda às suas expectativas, inclusive, escolher o banco. Além disso, seguindo nossos valores de transparência, não trabalhamos com parcerias comerciais junto aos fornecedores.

O condomínio será o correntista no banco e a conta será movimentada, exclusivamente por seus representantes, síndico, subsíndico e/ou conselheiros.

Anualmente ou quando o condomínio necessitar, será elaborada a peça orçamentária a fim de determinar o valor suficiente para que o condomínio cumpra os compromissos financeiros assumidos. Esta peça é submetida à apreciação da assembleia e após sua aprovação, é considerada como valor base para emissão dos boletos.

Os boletos serão emitidos exclusivamente com impressões a laser para crédito na conta corrente do condomínio.

Os serviços de registro, baixa e liquidação dos títulos serão por nós executados. As liquidações são controladas diariamente, fornecendo informação exata e atualizada sobre a inadimplência.

Todo controle é eletrônico. O banco nos envia o arquivo contendo os recibos pagos, que é inserido em nosso sistema e gera a informação de liquidação dos recibos. Este sistema é altamente confiável.

Realizamos todo o processo de cobrança do condômino inadimplente. Desde o envio da carta de aviso de débito até a esfera judicial ou cartorial de protesto.

Os honorários correrão por conta do condômino inadimplente, ou seja, o condomínio não terá despesas na contratação de advogados ou empresas de cobrança.

As despesas serão pagas com cheques do condomínio ou bankline. Os cheques serão sempre nominais e assinados pelos representantes do condomínio. Não seremos autorizados a assinar cheques ou aprovar pagamentos no modo bankline.

Providenciaremos a emissão do cheque e cópia, remeteremos ao condomínio, retiraremos após assinatura e encaminharemos ao banco, no vencimento, para pagamento. O trânsito dos documentos é nossa exclusiva responsabilidade, assunto que trataremos a seguir.

As despesas serão pagas com cheques do condomínio ou bankline. Os cheques serão sempre nominais e assinados pelos representantes do condomínio. Não seremos autorizados a assinar cheques ou aprovar pagamentos no modo bankline.

Providenciaremos a emissão do cheque e cópia, remeteremos ao condomínio, retiraremos após assinatura e encaminharemos ao banco, no vencimento, para pagamento. O trânsito dos documentos é nossa exclusiva responsabilidade, assunto que trataremos a seguir.

Em nosso sistema emitimos os cheques e quem os assina é o Síndico, sempre em conta individual do Condomínio, conferindo maior controle e, consequentemente, mais garantia e segurança ao Corpo Diretivo e ao Condomínio, pois sabemos que, conforme legislação em vigor, a responsabilidade será sempre do Síndico.

Além disso, a relação síndico-condomínio torna-se extremamente transparente.

Caso queira adotar o sistema net banking para pagamento das despesas, poderão os mesmos serem cadastrados pela e autorizados pelo síndico, de qualquer lugar que tenha uma conexão web disponível.

Mensalmente, será elaborado o balancete e a pasta de prestação de contas do condomínio.

Adotamos o sistema de calendário bancário, ou seja, os balancetes são contabilizados do primeiro ao último dia do mês. Isto facilita a fiscalização pelo Conselho, pois, é o mesmo período utilizado para emissão do extrato da conta corrente do condomínio.

Além disso, nossos balancetes são rigorosamente conciliados com o extrato bancário e o saldo, ao final do período, é o mesmo constante do extrato.

Após fechamento do balancete, são agrupados todos os documentos e apensados a uma pasta personalizada que é remetida ao síndico a fim de submetê-la à fiscalização do Conselho Fiscal, conforme obrigação legal.

Estas pastas são entregues rigorosamente no mês seguinte ao de competência, evitando o acúmulo de serviços aos conselheiros.

Executamos todos os serviços: seleção, recrutamento, folha de pagamento, obrigações sindicais e fisco-trabalhistas e demais serviços, inclusive homologação de rescisão de contrato de trabalho no sindicato.

Todos os documentos serão entregues e retirados no Condomínio pelo sistema de malotes. Os malotes são lacrados, utilizando-se os lacres personalizados que serão fornecidos por nós.

Os serviços que necessitam de locomoção, que não seja o trajeto FICAM-Condomínio, como registros em cartórios, pedidos de certidões e serviços jurídicos, também serão executados por nósl.

Essa prestação visa coibir o deslocamento dos empregados do Condomínio, evitando o abandono dos seus postos de serviços.

Não será cobrada qualquer taxa pelo fornecimento dos malotes, dos lacres, para execução dos serviços de entrega e retirada, nem as despesas com condução.

Executamos todos os serviços necessários à realização das assembleias no condomínio. Definição dos itens a serem deliberados, em conjunto com o síndico, elaboração do aviso de convocação, comparecimentos às assembleias e elaboração e registro da ata.

Nosso departamento jurídico atenderá gratuitamente ao Condomínio em consultas e orientações de natureza jurídica relativas à administração ordinária do Condomínio.

Quanto às ações judiciais, os honorários serão combinados caso a caso, podendo o condomínio optar por outro advogado, que não seja do nosso departamento jurídico.

Como já expusemos, nas ações de cobrança movidas em face dos inadimplentes, não será cobrado honorário advocatício do condomínio.

Não cobramos:

  • 13º honorário.
  • Serviços e informações via internet e processamento de dados (inclusive boletos, folha de pagamento, RAIS, DIRF e informes de rendimentos), considerando um boleto por apartamento a cada mês.
  • Assessoria à assembleia geral ordinária.
  • Honorários advocatícios do condomínio em ações de cobrança movidas em face dos inadimplentes.
  • Serviços referentes atualização do CNPJ e emissão de Certificado Digital quando da eleição do síndico.

Quer uma opção segura e diferenciada para o seu condomínio?

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